Projeto 23 – Acendendo lâmpada com Shield Ethernet e rele

  • Fevereiro 03, 2014
  • Comentários

Olá galera, já vimos com testar nossa placa ethernet, com acender led, e agora vamos aprender como acender lâmpada com o Shield Ethernet. Com este projeto você também poderá acionar outros eletrodomésticos, como ventiladores, ar condicionados, entre outros. O shield utilizado é o Ethernet shield Wiznet W5100, onde se pode encontrar facilmente pela internet em lojas especializadas. Então vamos lá galera! Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Vídeo do projeto pronto

Componentes necessários

1 Arduino Uno R3

1 Ethernet shield Wiznet W5100

1 Lampada com soquete

1 Plug macho

Fios jumpers

Fio para conexão

Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, conecte o shield ethernet e os demais componentes assim como mostra a figura abaixo.

Conectando o cabo de rede

Com o shield devidamente encaixado no Arduino, agora devemos ligá-lo ao cabo de rede e a energia com o cabo USB. Na parte superior temos os leds de indicação que mostram o funcionamento do módulo e o status de conexão da rede como as figuras abaixo:

Agora vamos ao código

   
// Projeto 23 – Acendendo lâmpada com Shield Ethernet e rele

#include <SPI.h>
// Biblioteca utilizada para comunicação com o Arduino
#include <Ethernet.h>  
 
// A linha abaixo permite definir o endereço físico (MAC ADDRESS) da... 
//placa de rede. 
byte mac[] = { 0xDE, 0xAD, 0xBE, 0xEF, 0xFE, 0xED };

byte ip[] = { 192, 168, 2, 103 };  //Define o endereço IP.
    
// Porta onde estará aberta para comunicação Internet e Arduino.
EthernetServer server(80);  
 
String readString;
int Pin = 9;  //  Pino digital onde será ligado e desligado o LED.
 
void setup(){
 
pinMode(Pin, OUTPUT);  // Define o Pino 9 como saída.
Ethernet.begin(mac, ip);  // Chama o MAC e o endereço IP da placa Ethernet.
server.begin();  //  Inicia o servidor que esta inserido junto a placa Ethernet.
}
 
void loop(){
  EthernetClient client = server.available();
  if (client) {
    while (client.connected()) {
      if (client.available()) {
        char c = client.read();
 
        if (readString.length() < 100) {
          readString += c;             
        }

        if (c == '\n') {
          client.println("HTTP/1.1 200 OK");
          client.println("Content-Type: text/html");
          client.println();
    
// A partir daqui começa os códigos html.
    
client.println("<HTML>");
client.println("<BODY>");
client.println("<H1>Acende Lampada</H1>"); 
client.println("<H1>Acendendo lampada com Shield Ethernet e rele</H1>");
client.println("<hr />");
client.println("<br />");
          
client.println
("<a href=\"/facacomarduino/LampadaOn\"\">Acender lampada</a>");
client.println
("<a href=\"/facacomarduino/LampadaOff\"\">Apagar lampada</a><br />");   
          
          client.println("</BODY>");
          client.println("</HTML>");
          
          delay(1);
          client.stop();
          
          if(readString.indexOf("facacomarduino/LampadaOn") > 0)
          {
            digitalWrite(Pin, HIGH);  // Liga Lampada.
          }
          else {
            if(readString.indexOf("facacomarduino/LampadaOff") > 0)
            {
              digitalWrite(Pin, LOW);  // Desliga Lampada.
            }
          }
          readString="";    
        }
      }
    }
  }
}

Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.

Para visualizar as definições de sua rede siga os passos abaixo:

1) Entre no campo executar de seu Windows;

2) Digite CMD, irá abrir a tela do DOS;

3) Digite ipconfig, e aperte ENTER;

4) Pronto os dados reais de sua rede serão mostrados;

5) Se o seu IP for 192.168.2.189, você deverá mudar o ultimo digito por 4 por exemplo e preencher no código acima para não haver conflito com seu MAC / IP reais;

Acendendo a lampada

Com o programa já copilado vamos verificar se agora está funcionando corretamente, siga os passos abaixo:

1) Entre em seu navegador (Eu usei o Chrome e Firefox: funcionou perfeitamente);

2) Digite na barra de endereço o IP com o ultimo digito diferente do seu, por exemplo 192.168.2.184 e ENTER;

3) Pronto você irá ver um página HTML contendo um pequena descrição e dois links “Acender lampada” e “Apagar lampada”, clique neles e verá a lampada acender ou apagar;

- Se você gostou do post, por favor comente! Nos dê um feedback, isto nos incentiva a continuar! :)

- Compartilhe os posts !

- Curta a fan page !

- Inscreva se no canal do YouTube !



Deixe seu comentário abaixo